Muita gente desconhece que as drogas proibidas de hoje eram liberadas no passado. Cocaína, heroína, anfetaminas, maconha, barbitúricos, etc, todas vendidas legalmente e com direito a propaganda nos meios de comunicação mais populares da época. Nesta parte acrescentei propagandas de cigarro,álcool, anfetaminas, barbitúricos e coca-cola, que hoje não são proibidas, mas entram no rol das grandes drogas da humanindade.
CLOROFÓRMIO
Para quem acha que clorofórmio só serve pra fazer o famoso “loló” ou “cheirinho da loló”, olha que não era bem assim. Até 1976, era usado na composição de xaropes para tosse, pastas de dentes entre outros produtos, destinados ao uso adulto e infantil.
Kimball xarope para tosse – além de clorofórmio também tinha álcool na sua composição. Bom para tosse e outros problemas respiratórios. Crianças deviam tomar em intervalos de 3-4 horas.
Álcool continua em nossas vidas, e muitas vezes nem lembramos que seja uma droga apesar da série de consequências que traz para a sociedade. Que adolescentes bebem, todos sabem, isso não vai parar nunca apesar da proibição da venda de álcool para menores. Mas naquela época era recomendado…
Anheuser-Bush’s Malt-Nutrine
Após 1800, muitas cervejarias começaram a explorar um novo mercado. Vender tônicos para bebês. Os tônicos continham cerca de 2% de álcool, e seu marketing era marcado pela frase “alimento em forma líquida”, prometendo aumento do apetitie e fazendo com que os babys dormissem sem incomodar os pais…ô beleza ein!
Pabst Extract
Marca de cerveja que continua no mercado até hoje, prometia uma melhor convivência entre mãe e filho,hahahahaha
MACONHA
Maconha antes era mais que liberada, era um remédio. O tempo passou, os governantes mudaram de opinião e começaram uma campanha avassaladora contra a maconha, recriminando o uso e incentivando o narcotráfico. Hoje aos poucos isso está voltando a ser o que era, maconha sendo usada com remédio em vários países. Dá pra entender?
Cosadein
Esse devia ser dos bons, tinha maconha, codeína, clorofórmio, e outras substâncias, também indicado no tratamento da tosse.
COCA-COLA
Opa, coca-cola é droga? Deve ser, sou mega viciado em coca-cola! Mas antes a proposta era diferente. Coca-cola era vendida como um xarope estimulante, composta a princípio por vinho e cocaína, que posteriormente foram substituídos por xarope e extrato de folhas de coca. Há quem diga que na fórmula secreta da coca-cola ainda tem cocaína…
Elas continuam no mercado, prometendo praticamente as mesmas coisas. Até mesmo ecstasy foi desenvolvido nessa época como droga para emagrecer e diminuir o cansaço.
Outra classe de drogas que ainda é comercializada, porém dizem que agora seu uso é controlado porque na caixinha tem uma tarja preta…
TABACO
Também vendido com todo o suporte dos governantes mundiais até hoje, o que mudou no passar do tempo foi que agora as propagandas estão cada vez mais restritas e a venda em teoria é proibida para menores de idade. Mas alguns eram vendidos como auxiliar no tratamento da asma. Muita gente famosa já ganhou dinheiro fazendo propaganda de cigarro, entre eles o ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário