Acompanhamento Terapêutico (AT)
O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma atividade realizada (há mais de 40 anos) em espaço não restrito ao consultório. Tem como objetivo fazer com que a pessoa que está sofrendo possa aumentar sua participação na tomada de atitude perante a sua vida, exercitando outras formas de lidar no/com o seu contexto.
Essa prática, em sua modalide clínica, mostra-se como uma forma de dar contingência às manifestações do paciente (em muitos casos também da família e/ou outros grupos) que de alguma forma encontra-se em dificuldade para agir frente aos acontecimentos da vida cotidiana.
O Acompanhamento Terapêutico é utilizado para qualquer pessoa que precise de uma companhia especializada fora do consultório. É muito variada a população que vem se beneficiando dessa prática, tais como: idosos, crianças, sujeitos com algum tipo de fobia (social, medo de dirigir), pessoas com esquizofrenia, autismo, depressão, pânico, crises de ansiedade, acidentados, entre outros

No AT, o tratamento dá-se no espaço no qual o paciente encontra-se. Ou seja, a intervenção pode ocorrer: na casa, escolas, clubes, cinemas, shopping, caminhadas pelas ruas, etc.
Neste tipo de intervenção o sujeito é percebido como um membro ativo que juntamente com o terapeuta irá redesenhar o seu fazer cotidiano, desenvolvendo estratégias para modificar algumas dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário