percurso vida

"Para vencer o medo que temos, necessitamos dos
conhecimentos que ainda não temos. Para conhecer mais, formulamos hipóteses que reforçam nosso medo e nossa curiosidade; insistindo no processo, vamos criando novos medos e preconceitos ou chegamos ao prazer do conhecimento."

percursovida@hotmail.com


"No simples ato de ouvir podemos ajudar e transmitir paz a alguém, por isso fazer o bem pode ser mais fácil do que imaginamos, uma conversa, atenção, uma demonstração de amizade verdadeira, de valorização e apoio, pode ajudar muito alguém que esteja passando por dificuldades. É só pensar nisso e praticar dentro do possível."

Falo pelas minhas palavras e com o meu coração. Não sou nenhum profissional da
área médica, sou um “experiente” dependente químico.












PREVENÇÃO

Prevenção ao uso indevido de drogas


Prevenção, em seu sentido mais amplo, significa uma pré-intervenção, ou seja, uma intervenção a ser efetivada antes que determinado fenômeno ocorra (como as vacinas).

No que diz respeito às drogas, visa à adoção de uma atitude responsável em relação ao uso. 

Assim, falamos em prevenção ao uso indevido de drogas, ou seja, uma intervenção cujo objetivo é o de evitar o estabelecimento de um uso problemático, de uma relação destrutiva de um indivíduo com uma droga, levando-se em consideração as circunstâncias em que ocorre o uso, com que finalidade e qual o tipo de relação que o sujeito mantém com a substância, seja esta lícita ou ilícita.

Portanto, não tem sentido falar em prevenção de drogas, já que elas não são "preveníveis": "...As drogas são apenas substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que podem ser utilizadas pelo homem com finalidades diferentes, tais como fins terapêuticos, obtenção de prazer, alívio de algum mal-estar, rituais de celebração ou negação de uma situação vivencial intolerável."

Nenhum comentário: